top of page
IMG_2055PB.jpg

Coletivo Cartografia da Hospitalidade

O coletivo Cartografia da Hospitalidade surge do projeto de pesquisa homônimo, que tem a arquitetura da cidade e os modos que as pessoas se relacionam com ela como objeto de estudo. A proposta tem como objetivo criar, propor e experimentar ações de cartografias subjetivas e afetivas, coletivas e individuais. Estas se propõem a ser uma metodologia de apoio aos processos de planejamento de projetos em arquitetura e urbanismo, em nível acadêmico e profissional. As cartografias são ferramentas de leitura espacial que agem como dispositivos de atravessamento de políticas de abertura de possibilidades de diferentes olhares em um espaço determinado. Seus frutos mostram a real dimensão da urgência de criação de leituras espaciais que resgatem a complexidade humana e o sentido de coexistência na urbe.

Celma Paese.jpg

Profa. Dra. Celma Paese

Mentora do Coletivo Cartografia da Hospitalidade é Arquiteta e Urbanista (UNIRITTER), Doutora em Arquitetura (PROPAR-UFRGS) e Pós-Doutora PNPD CAPES pelo PPGAU-Mestrado associado Uniritter-Mackenzie.  Relaciona sua experiência de pesquisa e prática em Arquitetura e Urbanismo com a vivência estética da cidade, suas representações multidisciplinares e as relações com as Artes e Filosofia. Graduada em Arquitetura pela UNIRITTER (1985). Foi professora convidada da Faculdade de Arquitetura da TU Wien, em Viena, Áustria e da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma 3 em Roma, Itália. Foi Professora Permanente do PPGAU Programa de Pós-Graduação em Projeto de Arquitetura e Urbanismo da FAU UNIRITTER, na Linha de Pesquisa ‘Projeto e Construções Culturais da Área de Concentração ‘Arquitetura e Urbanismo’ onde foi orientadora de mestrado e responsável pelo Laboratório 2 – Projeto de Arquitetura e Urbanismo: Teorias e Técnicas.  Foi professora de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo I, II e II na Graduação em Arquitetura e Urbanismo da mesma instituição. Foi professora da FAU UNISC em Santa Cruz do Sul e da FAU URI, em Santo Ângelo. Participa dos grupos de pesquisa do CNPQ: Arquitetura, Derrida e aproximações (PROPAR-UFRGS e PPGFIL UERJ) e Cidade+Contemporaneidade (PROGRAU UFPEL). A partir de seu trabalho de mestrado publicou o livro Caminhando (2015). Publicou diversos livros e capítulos de livros, assim como artigos e ensaios em periódicos, como autora e coautora.

Gabi Mariano.jpg

Ma. Arq. Gabriela Ferreira Mariano

Mestra em Arquitetura e Urbanismo pelo PPGAU UniRitter/Mackenzie (2019), "O átrio como elemento estruturador da projeto e da paisagem: edifício administrativo Uniritter - Campus FAPA" com foco em Projeto e Construções Culturais. Professora Investigadora pelo programa de Doutorado “Historia, Arquitectura y Diseño”, da Universitat Internacional de Catalunya (2008), Trabalhou por dois anos em Barcelona, desenvolvendo projetos por toda a Espanha para escritórios locais. Sócia fundadora do Inova Arquitetura e Interiores desde 2006. Arquiteta e Urbanista pela Uniritter (2004). Estuda as relações culturais entre indivíduo e espaço e, quais são os elementos que podem influenciar na percepção e na configuração projetual.

Gian.jpeg

Arq. Gianluca Mascali Perseu

Arquiteto e Urbanista pela UniRitter e especialista em Gestão de Projetos e Obras pela mesma instituição. Atualmente é bolsista CNPq de mestrado no Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PROPUR/UFRGS), investigando paisagem urbana, planejamento neoliberal, cibercultura, narrativa e montagem. Possui experiência profissional em arquitetura residencial, projetos urbanos, sistemas BIM, manutenção de acervo documental e pesquisa.

Tatiana Silva Scher.jpeg

Tatiana Silva Scher

Formanda em Arquitetura e Urbanismo (Unifacs), graduanda em Licenciatura em desenho e Plástica pela Escola de Belas Artes (UFBA), possui como interesse de conhecimento os eixos e relações existentes entre Urbanismo, Arquitetura, Artes e Filosofia. Busca estudar a cidade como sistema de memória, suas crises simbólicas espaciais e seus novos modos de vivência.  Foi bolsista do CNPQ no programa de iniciação cientifica e colaborou com o grupo de pesquisa Urbanidades – PPGAV Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da EBA UFBA (2018,2019).

bottom of page