17th Arquitectonics Barcelona
Mind, Land Society
PROYECTAR EN LIBERTAD!: LA ARQUITECTURA COMO PUENTE ENTRE NATURALEZA Y CULTURA BARCELONA
29, 30, 31de Maio de 2019 - Barcelona
A conferência de 2019 foi baseada em três conceitos-chave para investigar arquitetura e urbanismo hoje em dia:
O primeiro conceito é o da MODERNIDADE ESPECÍFICA pela qual cada projeto deve desenvolver capacidade própria de inovação, graças ao diálogo com a realidade geográfica e histórica de local em que se desenvolve. É uma dimensão prefigurativa e mental dos projetos Arquitetônico e urbano.
O segundo conceito é o da CONVERGÊNCIA ENTRE O PROCESSO PROJETUAL E O A HISTÓRIA SOCIAL E CULTURAL construída e materializada pelo edifício, paisagem ou cidade, é uma dimensão física e configurativa da arquitetura e do urbanismo, que hoje está sendo analisado por muitas ferramentas digitais e morfológicas.
O terceiro conceito é o da dimensão DIALÓGICA E CRONOTÓPICA do uso social de Arquitetura e planejamento urbano. É uma dimensão refigurativa e etnográfica que analisa a participação social em projetos e planos e diálogo entre usuários, gêneros, culturas e identidades Desses três conceitos, podem ser utilizados tanto na pesquisa estética quanto cientificamente, como politicamente, mas em qualquer caso eles devem ser usados com base em situações concreto real.
Nesta edição do congresso participamos com a apresentação de 2 artigos: "Cartografiando Arquitectura_la errancia en la percepción de subjetividades espaciales" e "Cartography of Hospitality" que posteriormente foram publicados nos anais do evento.
Para maiores informações, acesse: