top of page

17th Arquitectonics Barcelona

Mind, Land Society

PROYECTAR EN LIBERTAD!: LA ARQUITECTURA COMO PUENTE ENTRE NATURALEZA Y CULTURA BARCELONA

29, 30, 31de Maio de 2019 - Barcelona

A conferência de 2019 foi baseada em três conceitos-chave para investigar arquitetura e urbanismo hoje em dia:

 

O primeiro conceito é o da MODERNIDADE ESPECÍFICA pela qual cada projeto deve desenvolver capacidade própria de inovação, graças ao diálogo com a realidade geográfica e histórica de local em que se desenvolve. É uma dimensão prefigurativa e mental dos projetos Arquitetônico e urbano.

 

O segundo conceito é o da CONVERGÊNCIA ENTRE O PROCESSO PROJETUAL E O A HISTÓRIA SOCIAL E CULTURAL construída e materializada pelo edifício, paisagem ou cidade, é uma dimensão física e configurativa da arquitetura e do urbanismo, que hoje está sendo analisado por muitas ferramentas digitais e morfológicas.

 

O terceiro conceito é o da dimensão DIALÓGICA E CRONOTÓPICA do uso social de Arquitetura e planejamento urbano. É uma dimensão refigurativa e etnográfica que analisa a participação social em projetos e planos e diálogo entre usuários, gêneros, culturas e identidades Desses três conceitos, podem ser utilizados tanto na pesquisa estética quanto cientificamente, como politicamente, mas em qualquer caso eles devem ser usados ​​com base em situações concreto real.

Nesta edição do congresso participamos com a apresentação de 2 artigos: "Cartografiando Arquitectura_la errancia en la percepción de subjetividades espaciales" e "Cartography of Hospitality" que posteriormente foram publicados nos anais do evento.

Para maiores informações, acesse:

https://pa.upc.edu/ca/Varis/altres/arqs/congresos/conference-arquitectonics-mind-land-and-society-2019-2/book_fullpapers.pdf/view

bottom of page