top of page

2ª Jane’s Walk Porto Alegre

03, 04 e 05 Maio de 2019 - Porto Alegre

Jane's Walk é um festival anual de conversas a pé gratuitas lideradas pela comunidade, inspiradas em Jane Jacobs. No primeiro final de semana de maio de cada ano, os festivais de Jane's Walk acontecem em centenas de cidades ao redor do mundo. As caminhadas de Jane incentivam as pessoas a compartilhar histórias sobre seus bairros, descobrir aspectos invisíveis de suas comunidades e usar a caminhada como uma maneira de se conectar com seus vizinhos.

Este ano o tema é “Andar nos Ensina a Desobedecer”, inspirado em ideias do Filósofo Frédéric Gros, nas quais o caminhar é, para além de deslocamento, a maneira como podemos nos reinventar, nos dar outras identidades, outras possibilidades, acima de tudo, ao nosso papel social, já que na vida diária tudo está associado à função, uma profissão, um discurso, uma postura, e andar a pé é se livrar disso tudo.

A potência do Grafitte no Bairro São Geraldo

Artistas convidados: Andre Venzon, Leopoldo Constanzo, Silvia Marcon, MarcosTorres

Para esta ocasião nosso coletivo propôs uma ação cartográfica para ressignificar os espaços públicos a partir dos encontros. O processo participativo busca perceber, reconhecer e registrar diferentes maneiras de apropriação dos espaços públicos urbanos – praças, parques, largos e ruas – que criam espacialidades geralmente diferentes das propostas em projeto pelos arquitetos e urbanistas. As paredes, empenas e muros do 4º Distrito clamam por vida e cor. Alinhados ao projeto do corredor de Grafitte do PoaInquieta Urbanismo, este ano convidamos vocês para uma deriva cartográfica sobre a potência do Grafitte no quarto distrito, mais especificamente na área entre a Voluntários da Pátria, Av.Polônia, Presidente Roosevelt, até  o beco da Rua Conselheiro Camargo.

Perguntamos:

Porque aquele lugar tem potencial para o Grafitte?

Quais as superfícies mais adequadas?

Propomos:

 

Três eixos cartográficos:

-Onde estão os Grafittes?

-Onde há possibilidade de Grafitte?

-Quais as cenas daquele  cotidiano num domingo à tarde?

 

A atividade teve duração de aproximadamente 2 horas de caminhada coletiva, iniciando na Estação São Pedro do Trensurb, tendo seu itinerário livre e orgânico pelo bairro e finalizando na rua Conselheiro Camargo, no bar Agulha para discussão sobre os aspectos observados durante todo o percurso.

 

Os dispositivos cartográficos utilizados foram:

Celular, Aplicativo Strava

bottom of page